Estudo de caso

 

Estudo de caso 1:

Estudo de caso 2:

Estudo de caso 3:
| João - Ajudando a superar a discalculia |

| Tomás - Deficiências simultâneas |


| Bairro de Hounslow |
 
 
Estudo de caso 2: Tomás - Deficiências simultâneas:
 
 
 
  auditiva, visual sequencial e memória de curto prazo – que prejudicam o entendimento dos números  
 
Este estudo de caso explica a experiência de Tomás, criança de 6 anos e 4 meses, que apresentou as seguintes deficiências simultâneas: auditiva, visual sequencial e memória de curto prazo. A avaliação identificou imediatamente que Tom tinha dificuldade na percepção e no entendimento de conceitos numéricos. A percepção de conceitos numéricos abrange o reconhecimento de uma quantidade sem o emprego de outros processos matemáticos. Essa habilidade importante ajuda as crianças a observarem um conjunto de objetos e associá-lo com um símbolo número ou com uma palavra. A deficiência de memória de curto prazo e do processamento auditivo de Tomás dificultavam o aprendizado da matemática. Ele não entendia as instruções e tinha dificuldade de memorizar imagens visuais. Essas deficiências simultâneas faziam com que esse menino feliz e comunicativo tivesse muita dificuldade para entender os números.
 
 
 
 
Tomás começou a ter aulas de reforço de matemática, direcionadas para esses tipos de deficiência, quando tinha 6 anos e 4 anos. O professor treinado começou a trabalhar com ele, empregando recursos concretos, bolas de vidro e dados com padrões numéricos para ajudá-lo a desenvolver as formas e os relacionamentos numéricos. Tom gostou de usar os materiais e, logo em seguida, começou a entender como os números "se pareciam”. Ele começou a reconhecer as "formas" imediatamente como, por exemplo, o formato do número 5 no dado. Quando as bolas de vidro eram organizadas neste formato, ele já entendia que haviam 5 bolas. Em seguida, ele aprendeu como combinar as formas relacionadas à cada número para criar um número maior e qual seria o resultado final se uma forma fosse adicionada ou removida.
 
 
 
 
Tomás começou a trabalhar com o Dynamo, dez minutos ao dia, antes de ir para a escola. Os exercícios ajudaram muito, dando oportunidade para que ele praticasse ainda mais e melhorar a deficiência de memória. Como os exercícios do Dynamo são muito visuais e usam as mesmas formas numéricas que ele usava nos exercícios práticos, eles ajudaram Tomás com as aulas de reforço e com a prática do trabalho que ele já fazia em classe.
O site ajudou Tom a reforçar a memória dos formatos numéricos, o relacionamento entre os números e a reconhecer a ligação entre os número, por exemplo: 4 + 3 = 7.
 
 
 
 
Em seguida, Tomás começou a aprender as ligações de 10. Sem esse conhecimento, basicamente, é impossível manipular os números mentalmente. Esses pares de números que combinam-se para formar o número 10 foram introduzidos de modo concreto, foram praticados em jogos e, em seguida, reforçados diariamente usando o DynamoNúmeros. O site DynamoNúmeros também foi muito útil para praticar a adição e a subtração de 10 para um único dígito e, em seguida, com números de dois dígitos.
 
 
 
 
A revisão contínua do formato e das ligações dos números de um jeito divertido possibilitou que Tomás armazenasse esse conhecimento na memória de longo prazo. A prática diária no site DynamoNúmeros possibilitou que as conexões com esse conhecimento fossem revisadas e reforçadas. Além de entender os números e a relação entre eles, ele passou a lembrar fatos numéricos essenciais. Após consolidar esse aprendizado, Tomás conseguiu responder perguntas sobre matemática feitas oralmente. Como ele não precisava mais parar para pensar nas ligações entre os números, ele agora consegue se concentrar na decodificação das perguntas e respondê-las corretamente e com rapidez.
 
 
 
 
Além de oferecer os recursos necessários para trabalhar deficiências simultâneas – auditiva, sequência visual e memória de curto prazo – o DynamoNúmeros traz imagens coloridas, atividades interessantes e linguagem acessível. Assim, Tomás ficou cada vez mais confiante e agora é um menino feliz e comunicativo que finalmente consegue resolver problemas de matemática.
 
     
     
   
     
     
     
     
     
 
 
Copyright 2010 JellyJames Ltd. Todos os direitos reservados.