Dislexia e discalculia

 

Discalculia

 
 

A discalculia é uma condição que afeta a habilidade de processar tarefas aritméticas.
Os portadores de discalculia têm dificuldade de entender conceitos numéricos simples, não entendem os números intuitivamente e têm problemas com fatos numéricos e procedimentos. Ainda que respondam corretamente ou usem o método correto, eles o fazem mecanicamente e sem auto-confiança.
Sabe-se muito pouco sobre as causas da discalculia ou sobre o tratamento. Os alunos que apenas sofrem de discalculia possuem habilidades cognitivas e linguagem normais para a idade. É possível que entendam bem outras operações matemáticas. A dificuldade com a matemática geralmente está associada com as dificuldades da dislexia.

Ministério da Educação do Reino Unido (2001)

 
Dislexia  
  Dislexia é uma condição que afeta a habilidade de processar a linguagem. Os alunos disléxicos têm dificuldade de aprender a ler e, em certos casos, também têm dificuldade com a matemática.
Não é novidade que os alunos que têm dificuldade de leitura também tenham dificuldade de entender fatos, noções e símbolos usados na matemática.
Essas habilidades e dificuldades são conhecidas como "dificuldade de aprendizado".
Os problemas geralmente estão relacionados com a linguagem matemática, a sequência, a orientação e a memória.
Os disléxicos têm dificuldade de articular respostas mentais e escritas rapidamente. Eles não conseguem decorar com facilidade e acabam perdendo a auto-estima e a confiança em si mesmos. Alguns alunos disléxicos gostam de ter flexibilidade de aprendizado, porém outros podem ficar confusos e preferem métodos mais estruturados.
 

Dynamo Online

 
 

Dynamo é um programa de intervenção de três estágios que ajuda os portadores de discalculia e os alunos que têm dificuldade com a matemática.

 
     
     
Copyright 2010 JellyJames Ltd. Todos os direitos reservados.