A memória de curto prazo, a discalculia e o Dynamo

 

O programa de três estágios é baseado e contribui com pesquisas que indicam as áreas problemáticas para a memória de curto prazo, além da importância da aquisição na causa das deficiências matemáticas fundamentais. (Esmail, 2008)
 
 
Indicadores
das dificuldades na
memória de curto prazo
Cérebro Como o Dynamo
ajuda a superar as dificuldades
da memória de curto prazo
Dificuldade de seguir instruções
Esquecimento de instruções e tarefas
Lembrança incompleta
O Dynamo possui instruções curtas.
Os números, as palavras e as frases são expressadas em linguagem falada. Há um ícone para ouvir a pergunta quantas vezes a criança quiser. Isso ajuda a memória de curto prazo e as instruções verbais.
Baixa atenção
Alto nível de distração
As tarefas são simples com instruções curtas.
A resposta certa é mostrada rapidamente e capta a atenção da criança.
A resposta imediata atrai a atenção da criança, assim que a resposta foi dada. Desta maneira, a criança não se distrai (Gathercole & Alloway, Working Memory & Learning, A Practical Guide for Teachers (2008)).
As telas são simples. As telas são simples sem animações e distrações para não distrair a criança.
Com as respostas imediatas, a criança reflete e monitora as próprias respostas. Assim, a criança desenvolve habilidades e aprende de forma independente.
Os números, as palavras e as frases são expressadas em linguagem falada. Há um ícone para ouvir a pergunta quantas vezes a criança quiser. Isso evita a sobrecarga da memória de curto prazo. Também é útil para ajudar com instruções verbais.
Erros na aquisição de habilidades numéricas básicas
Não conseguem monitorar a qualidade do trabalho, as crianças se perdem
Não verificam os erros
Não conseguem corrigir o trabalho
O Dynamo desenvolve o senso numérico por meio de três estágios:

Estágio 1: Por meio de brincadeiras, sensações e toque as crianças entendem os conceitos matemáticos. Essa abordagem aumenta a familiaridade e ajuda a criança a entender e calcular.

Estágio 2: O reforço e a prática desenvolvem as habilidades numéricas e a automaticidade.

Estágio 3: As fichas de atividades permitem reforçar e praticar os temas ensinados para que a criança reflita e entenda o trabalho escrito.

A repetição e os estilos de aprendizado que não sobrecarregam a memória de curto prazo ajudam a criança a melhorar o aprendizado e reduzir os erros.
A criança não lembra os números
O Dynamo usa instruções visuais e auditivas. Ao desenvolver o senso numérico, o programa atribui significado e representação aos números com estímulos visuais e auditivos. A atividade engaja a parte do cérebro que ajuda a memória de curto prazo verbal e desenvolve a audição, a retenção e a lembrança.
A aritmética mental é muito lenta
A aritmética mental envolve a execução da memória de curto prazo verbal e central, que controla a atenção e atua nos processos mentais mais elevados. (Gathercole & Alloway, Working Memory & Learning - A Practical Guide for Teachers (2008))
Em muitos testes, observou-se que as crianças recebem provas de aritmética mental com imagens visuais no papel. Essas imagens visuais dão suporte à memória de curto prazo visual e espacial, de forma que as crianças tenham a opção de usar dois componentes da memória de curto prazo.
A criança não se lembra e não aplica os números
O programa usa modelos visuais, imagens e chaves de memória para que a criança desenvolva o senso numérico e a proficiência. A aplicação dos números é uma habilidade de procedimento da memória de curto prazo que precisa de um aparato concreto. No Estágio 1, a criança aprende os primeiros princípios e aprende com experiências práticas.
Baixa motivação
As tarefas são divididas em passos progressivos para que a criança consiga completar as tarefas.
Os certificados de bronze, prata e ouro são presenteados para a criança em etapas acumulativas.
O feedback visual após cada pergunta ajuda a motivar a criança a completar a tarefa.
Baixa auto-estima
O feedback visual e auditivo, junto com os certificados de premiação são estratégias excelentes para motivar a criança e melhorar a auto-estima e motivação.
"A ansiedade da criança prejudica a memória de curto prazo." (Gathercole & Alloway, Working Memory & Learning - A Practical Guide for Teachers (2008))

 

 
     
     
     
     
 
     
Copyright 2010 JellyJames Ltd. Todos os direitos reservados.